sábado, 20 de dezembro de 2014

Editorial da Mirabilia Medicinae, Volume 1


Humanidades Médicas: O Projeto de Edmund Pellegrino

"Para estudar a vida humana é necessário estudar o que é o “humano”. Nas Artes Liberais, nas Belas Artes e demais áreas das Humanidades (Literatura, História, Filosofia, Antropologia e Sociologia).

Mas para estudar as Humanidades Médicas é necessário adentrar na Filosofia da Medicina e saber quais seus aspectos específicos que geram uma Filosofia Moral específica. Só assim podemos compreender e aplicar de forma adequada as ferramentas filosóficas à reflexão em saúde. 

Nas sábias palavras de Gregório Marañón y Posadillo (1887-1960), “o médico que somente medicina sabe, nem sequer medicina sabe”. É com vistas a esta busca por um médico humanisticamente mais capacitado (e, acima de tudo, que beneficie mais o paciente) que a seção Mirabilia Medicinæ foi criada. Nosso intento é seguir a (longa) tradição de médicos humanistas, assumir um caráter interdisciplinar por essência e investigar, nos distintos domínios do conhecimento humano, aqueles fragmentos que podem colaborar no grande projeto de tornar a relação médico-paciente mais benéfica e mais rica, cultural e existencialmente, para ambos."

Para saber mais, acesse: http://www.revistamirabilia.com/medicinae/issues/mirabilia-medicinae-1-2013-2