segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Não é hora de "mea culpa", mas sim, de agir!

Frente aos perversos, demonstrar fraqueza é pedir o desprezo e a agressão. Lembrem-se das sábias palavras que nos aconselham a sermos símplices como as pombas, porém prudentes como as serpentes.

Sobre a culpa da má fama da medicina ser dos médicos e do governo ao mesmo tempo, tenho algo que gostaria de compartilhar...

Observem as seguintes críticas:

- Os médicos transformaram a arte de curar na arte de ganhar dinheiro.

- Vemos que os médicos (...) andam bem vestidos (...) e juntam riquezas (...) graças aos grandes enganos que causam a seus doentes, os quais enganam de todas as maneiras, pois se gabam de conhecer a doença que não conhecem. Além disso, eles prolongam (...) as doenças nos doentes, para que tenham mais ganhos. E eles dão aos doentes (...) [medicações] para que tenham parte do lucro do que fazem os especialistas nas coisas que vendem aos doentes.



A primeira foi feita no século XIII por Tomás de Aquino, a segunda foi feita por Ramón Llull (1), um filósofo catalão contemporâneo a Tomás de Aquino que escrevia sobre Medicina.

Sempre existiu a crítica contra maus médicos, e mesmo naqueles tempos o bom médico era querido e gozava de boa fama.

Hoje existem bons e maus médicos como sempre existiram. Porém, os bons amargam uma realidade cada vez pior e um ódio gratuito vindo de muitos elementos da população. Qual a diferença?

O governo nos difama. É simples assim.

Mea culpa por causa de médicos picaretas é algo comum na história da medicina no ocidente.

Hipócrates já falava mal dos médicos de "mentirinha", meros figurantes perto dos verdadeiros atores da medicina. Mas à época não tinham uma elite revolucionária caluniadora e maquiavélica para combater.

Paremos com o discurso politicamente correto assumindo culpas por todos os lados. Os bons médicos estão sofrendo. A esquerda revolucionária é perita em utilizar o discurso de culpa alheio para promover a destruição do próximo e se reerguer cobrindo as próprias falhas, como já foi mais do que bem descrito pelo fenômeno do Bode Expiatório (René Girard) e pelo uso sistemático do ódio (Gabriel Liiceanu).

É hora de trabalhar fazendo boas coisas ao lado dos pacientes, e ganhar seus corações com as boas virtudes e as boas obras que sempre caracterizaram a medicina como profissão.

_______________________________________________________________

1 - ANGOTTI NETO, Hélio; COSTA, Ricardo da. A Lepra Medieval e a Medicina Metafórica de Ramon Llull (1232-1316). Disponível em: <http://www.ricardocosta.com/artigo/lepra-medieval>. Acesso em: 24 ago. 2015.