sexta-feira, 11 de março de 2016

Iniciativa Global de Educação em Bioética

Global Bioethics Education Initiative



No final de maio parto para Illinois com o objetivo de passar um mês estudando, pesquisando e apresentando temas ligados à Bioética na Universidade Internacional Trinity. Fui escolhido para integrar a Iniciativa Global de Educação em Bioética do Centro para a Bioética e para a Dignidade Humana.

Anteriormente, foram escolhidos pesquisadores de diversos locais: Polônia, Filipinas, Índia, Camarões, Finlândia e Austrália.



Meu tema principal de pesquisa será o Juramento de Hipócrates e sua interpretação literária, simbólica e moral. 

Lá terei a oportunidade de pesquisar, além do Juramento, outros temas ligados a minhas pesquisas: Bioética Comparativa (estudos em bioética judaica, cristã, transumanista, islâmica, etc) e a obra de Edmund Pellegrino. 

Participarei também da Conferência Anual do CBHD, apresentando meu trabalho sobre o Juramento.



No Brasil, o trabalho de alguns membros do CBHD foi trazido pela Editora Cultura Cristã, que publicou a série sobre Bioética. Atualmente, o CBHD está atuando fortemente na questão da venda de pedaços de bebês e fetos pela multinacional abortista Planned Parenthood.


Será uma excelente oportunidade de ampliar contatos internacionais, aprofundar os conhecimentos e as práticas em Bioética e trazer novidades para o SEFAM aqui no Brasil.