segunda-feira, 15 de maio de 2017

I OFICINA DA PRIME NO BRASIL



O Coordenador do Curso de Medicina do UNESC, professor Hélio Angotti Neto, e o aluno de medicina, Victor Hugo de Castro e Silva, participaram do curso  de Humanização em Saúde da PRIME (Partnerships in International Medical Education), acreditado pela Universidade de Brighton, no Reino Unido, e realizado em Curitiba nos dias 23 e 24 de março, durante o II Congresso da International Medical and Dental Christian Association para Países de Língua Portuguesa. 

Com preletores convidados de Moçambique e Portugal, incluindo participantes de diversos países americanos, africanos e europeus, foi a primeira oficina deste tipo a acontecer em terras brasileiras.

O professor Hélio Angotti Neto, representando o UNESC, também apresentou uma oficina durante o Congresso, intitulada "Herança Hipocrática da Medicina e Ameaças Contemporâneas à Dignidade Humana". O tema abordado faz parte da linha de pesquisa desenvolvida no Centro Universitário do Espírito Santo com os alunos do Seminário de Filosofia Aplicada à Medicina.


"O curso da Partnerships in International Medical Education (PRIME), ministrado durante a manhã e a tarde dessa quinta-feira (23), rendeu excelentes discussões entre os participantes. Antes mesmo da abertura oficial do “X Congresso Nacional dos Médicos de Cristo” e do “II Congresso do ICMDA para Países de Língua Portuguesa”, o curso abordou a humanização dos cuidados com a saúde e despertou a atenção dos mais de 70 presentes para a questão da saúde integral dos pacientes.

O cirurgião vascular e diretor associado da PRIME, Dr. Jorge Cruz, deu início ao curso com a visão e os valores da associação. Em seguida, ressaltou a necessidade de valorização de um modelo de trabalho mais humanizado no campo da saúde. Para Dr. Jorge, é preciso olhar mais para o paciente como um ser humano a ser compreendido para além de sua própria doença. “As pessoas são dotadas de sentimentos, receios, expectativas e necessidades de vários níveis”, afirma o cirurgião.

Logo após, a enfermeira e formadora internacional da PRIME, Luciana Fernandes, falou sobre as estratégias possíveis para a humanização dos cuidados em saúde. Luciana enfatizou que o ser humano é também espiritual e ser sensível a isso é uma tarefa dos profissionais da saúde. “A PRIME trabalha com o modelo biopsicossocial espiritual. Além disso, ao falarmos de saúde integral e cuidado com o espírito estamos de acordo com a visão de Deus com relação aos seres humanos”, destaca a enfermeira.

O Médico do trabalho, Dr. Celso Belo, foi o terceiro palestrante do dia e trouxe ao público uma reflexão sobre os cuidados que devemos ter com os cuidadores. Durante a sua fala, Celso lembrou os riscos aos quais os profissionais de saúde são expostos no exercício diário da profissão. Segundo ele, “para cuidar dos outros é necessário que a gente cuide de nós mesmos”."