sábado, 16 de setembro de 2017

COMO ESTUDAR TANTO DE TUDO?

COMO ESTUDAR TANTO DE TUDO?


Recebo muito esta pergunta. Ser cristão atuante, marido, pai de dois filhos pequenos, médico, cirurgião, coordenador de curso, professor, pesquisador, editor e autor, entre outras coisas e ler sempre entre cinquenta e oitenta livros por ano nos últimos dez anos é um desafio e gera um pouco de curiosidade.


A fórmula que funcionou para mim inclui diversos pontos.

Faço o que gosto e faço aquilo em que acredito. Nisto encontro motivação imensa para melhorar sempre e nuca retroceder.

Há técnicas para estudar. Procuro utilizá-las com as devidas adaptações. 

Sempre estudo algo e sempre estudo aquilo que desperta meu interesse ou que é extremamente necessário para resolver um problema importante. Mesmo que sejam dez escassos minutos de estudo, todo dia tenho que ler e absorver algo.

Mantenho meu interesse por diversos assuntos ao mesmo tempo. Gosto de estudar oftalmologia, medicina geral, epidemiologia, medicina baseada em evidências, teologia, bioética, filosofia de forma geral, política, história e literatura. Às vezes leio diversos livros aos poucos, todos ao mesmo tempo; às vezes concentro minha atenção em uma leitura mais urgente. É incrível como as conexões vão aparecendo aos poucos e como há, de fato, um crescimento exponencial das relações culturais que passam a se mostrar nas mais diferentes áreas do saber.

Acordo cedo, leio um pouco, vou trabalhar, almoço quase sempre em casa – um dos luxos de se morar no interior -, trabalho novamente, retorno ao lar, estudo mais um pouco e produzo um pouco. No fim de semana, a rotina obviamente muda, com mais presença no lar junto à família e, no domingo, leituras mais centradas em filosofia e teologia e a convivência na Igreja, elemento importantíssimo.

Essa rotina funciona, entremeada com imprevistos e algumas viagens, graças à esposa maravilhosa que tenho. Seria impossível fazer o que faço sem o suporte amoroso e paciente da Joana. A família é protagonista para uma vida de estudos saudável.

Além disso, algumas dicas cotidianas: desligue a televisão, desista de novelas e outras banalidades, leia diretamente nas fontes de confiança as notícias de que você precisa para se manter atualizado (sem Fake News, não há tempo a perder). Aproveite o seu tempo compreendendo o quão é precioso cada momento.


William Osler, famoso médico anglófono, já preconizava leituras indispensáveis que deveriam habitar a cabeceira de um bom médico ou estudante de medicina. A boa leitura e a presença real junto ao paciente oferecem oportunidades valiosíssimas para amadurecer e crescer intelectualmente e em termos pessoais.

Hélio Angotti Neto
16 de setembro de 2017