terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Programação do Módulo I do SEFAM

Módulo I do SEFAM: Humanidades Médicas

Ciência, Filosofia e Saúde


No primeiro semestre de 2016, teremos o módulo I presencial gratuito para os alunos do UNESC. E uma novidade: teremos também a versão online! Já estou concluindo as negociações para disponibilizar o conteúdo.


I.                   Descrição do Curso e Objetivos

Estudaremos as Humanidades Médicas na busca do aprimoramento pessoal enquanto profissionais da área da saúde e estudiosos interessados no fenômeno da vida humana. Os participantes terão acesso a leituras, filmes e artigos acadêmicos durante seminários, aulas expositivas e debates. A capacidade de estudo interdisciplinar é um pré-requisito, ou pelo menos a boa vontade em fazê-lo, e todos deverão estar abertos a um amplo estudo e para a busca nas mais diversas fontes.

Os objetivos deste curso são: (1) promover a busca pela Alta Cultura entre os participantes; (2) conhecer os principais temas e materiais em Humanidades Médicas; (3) aprimorar-se intelectual e moralmente; (4) treinar as capacidades argumentativa, deliberativa e meditativa; (5) pensar sobre o papel do médico e do profissional de saúde na sociedade.

A versão online será um curso livre e não oferecerá certificação institucional ou governamental. 

O curso presencial poderá oferecer certificação via UNESC na qualidade de Atividade Complementar e é gratuito.


II.              Cronograma

Introdução
Questões administrativas básicas do curso. Apresentação da bibliografia. Em Busca da Alta Cultura. Apeirokalia. O ideal grego clássico de formação nobre (Paidéia). O valor do estudo dos clássicos em saúde. Literatura e Medicina.

A Vida Intelectual e a Vida Acadêmica
As condições para uma vida intelectual verdadeira. A busca da formação humanística. Disciplina e Perseverança. Moralidade e conhecimento. A formação clássica do livre pensador. Rotinas da vida acadêmica. Publicando em Humanidades Médicas e Bioética. A crítica da Academia internacional e brasileira. A invasão vertical dos bárbaros na Academia. A deturpação das instituições conforme Eric Voegelin no livro Hitler e os Alemães.

Origens da Filosofia.
O projeto Socrático. Filosofia X Produto Filosófico X Sofística X Filodoxia. Platão e a Academia. O Liceu Aristotélico. O Mito da Caverna. Apologia de Sócrates e a Verdade da alma contra o mundo. O conhecimento da própria ignorância como passo elementar da filosofia socrática.

Os Quatro Discursos Aristotélicos.
Introdução aos Quatro Discursos. Os quatro discursos na Medicina. Poética. Retórica, Dialética. Lógica. O uso dos quatro discursos como ferramenta para classificação do próprio conhecimento.

Ferramentas Aristotélicas para Médicos.
As quatro causas. Substância e Acidente. Ato e Potência. Aplicação das Causas Metafísicas na saúde humana, na avaliação de artigos científicos e na análise de situações em bioética.

Retórica e Argumentação.
A retórica clássica. Introdução à Lógica Informal. Erística. Comunicação não-verbal. Como ouvir, como falar. Programação neurolinguística. Análise de casos.

Filosofia da Ciência.
A Ciência Clássica. A ciência moderna experimental e empírica. O paradigma indutivista. O Falsificacionismo de Karl Popper. A Teoria das Revoluções Científicas de Thomas Kuhn e a resposta de Giovanni Reale. Ciência e Mito. CiÊncia como religião. Progresso e Responsabilidade na filosofia de Hans Jonas.

O Método Filosófico.
Introdução ao método filosófico por Olavo de Carvalho. Os passos do método filosófico. Aplicação do método filosófico a uma questão de bioética.

Fundações Culturais da Medicina
Valores judaicos, gregos e cristãos. A Medicina da Grécia Antiga. Hipócrates. O Juramento. A Obra Hipocrática. Antigos valores, lições ainda válidas.

A Erística
Truques erísticos comuns na altercação brasileira. Argumentos ad hominem. Golpes psicológicos na discussão. Análise de debates.



III.              Professor
Prof. Dr. Hélio Angotti Neto graduou-se médico na Universidade Federal do Espírito Santo; fez residência médica na Universidade de São Paulo, em Oftalmologia, onde também fez Doutorado em Ciências Médicas (Oftalmologia); foi preceptor no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP em 2006; foi assistente médico em Oftalmologia na Universidade Federal do Espírito Santo e na Universidade Federal do Triângulo Mineiro; é professor do Centro Universitário do Espírito Santo onde atua desde dezembro de 2012 na qualidade de Coordenador do Curso de Medicina; foi Coordenador do Mestrado Interinstitucional entre o UNESC de Colatina e a UNESC de Criciúma; atua no Comitê de Ética em Pesquisa do UNESC; É Diretor Editorial da revista internacional em Humanidades Médicas Mirabilia Medicinae, sediada no Institut d’Estudis Medievals da Universidade Autônoma de Barcelona; atua como revisor dos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia; é membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, da Associação Brasileira de Educação Médica, da Sociedade Brasileira de Bioética, do Center for Bioethic and Human Dignity e da Academia Brasileira de Oftalmologia.

IV.                BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ADLER, Mortimer. Aristóteles Para Todos: Uma introdução simples a um pensamento complexo. São Paulo, SP: É Realizações, 2010.

BEAUCHAMP, T.L.; CHILDRESS, J.F. Principles of Biomedical Ethics 7th ed. Oxford University Press, 2012.

NOUGUÉ, Carlos. Suma Gramatical da Língua Portuguesa. São Paulo: É Realizações, 2015.

PELLEGRINO, Edmund D.; ENGELHARDT Jr., H.T.; JOTERRAND, Fabrice. The Philosophy of Medicine Reborn: A Pellegrino Reader. University of Notre Dame Press: 2008.

______, THOMASMA, D.C. Helping and Healing: Religious Commitment in Health Care. Georgetown University Press, 1997.

______, THOMASMA, D.C. The Christian Virtues in Medical Practice. Georgetown University Press, 1996.

______, THOMASMA, D.C. The Virtues in Medical Practice. Oxford University Press, 1993.

PLATO. Plato: Euthyphro. Apology. Crito. Phaedo. Phaedrus (Loeb Classical Library). Harvard University Press:1999.

SCHOPENHAUER, Arthur. Como Vencer um Debate Sem Precisar Ter Razão, em 38 estratagemas. São Paulo, SP: Topbooks, 2003.

SERTILLANGES, Antonin-Dalmace. A Vida Intelectual: Seu Espírito, Suas Condições, Seus Métodos. São Paulo, SP: É Realizações, 2015.

WALTON, Douglas N. Lógica Informal. São Paulo, SP: WMF Martins Fontes, 2012.