sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Projetos para 2016

2016 promete muito para o Seminário de Filosofia Aplicada à Medicina.

Prosseguiremos com a iniciativa cultural em Humanidades Médicas. Com a ajuda da Liga Acadêmica de Humanidades Médicas de Colatina (LIAHM) promoveremos o IV Seminário UNESC de Humanidades Médicas, trazendo diversos convidados para Colatina e criando um proveitoso espaço para o debate em saúde.

A parceria com os acadêmicos que criaram a LIAHM promete excelentes frutos, e diversos projetos de humanização ocorrerão por iniciativa dos alunos nos locais de atendimento à saúde ligados ao UNESC.
A edição da Mirabilia Medicinae continua, com a previsão de um volume para junho e outro para dezembro de 2016. Um dos volumes será dedicado aos trabalhos apresentados no Seminário de Humanidades Médicas.
Recomeçamos o ciclo bianual do SEFAM no UNESC. Em dois anos teremos os quatro módulos, um por semestre, gratuitos, oferecidos aos interessados em Humanidades Médicas, Ética Médica, Bioética e Filosofia da Medicina.

O primeiro módulo será principalmente sobre Humanidades Médicas, e se chama: Ciência, Filosofia e Saúde. O segundo será Narrativa e Retórica Médica. O terceiro será Bioética em Questões. O último, no segundo semestre de 2017, será Filosofia da Medicina. Todos juntos promoverão a passagem do aluno pelo estudo e pela prática do discurso nas quatro formas: Poética, Retórica, Dialética e Lógica, conforme o artigo publicado no seguinte link: http://www.biomedicalandbiopharmaceuticalresearch.com/images/Article2_11n2.pdf 

Está previsto para 2016 o lançamento do livro "A Tradição da Medicina", com uma análise discursiva e simbólica do Juramento de Hipócrates e outros materiais sobre a formação em Virtudes para o médico e a criação e fundamentação do SEFAM. O livro deverá ser lançado pela VIDE Editorial, que lançou o livro "A Morte da Medicina".

Novos alunos do SEFAM se preparam para iniciar suas pesquisas em Humanidades. Após completarem a segunda edição do Seminário, preparam um estudo sobre a Ética Hipocrática, que auxiliará na formação do imaginário médico contemporâneo e nos lembrará de quem somos. Todos estaremos trabalhando no resgate da cultura médica, sem a qual qualquer tentativa de crítica cultural ou aprimoramento moral profissional será quase impossível.


E, por fim, dois honrosos convites foram feitos para apresentações nos Estados Unidos. Em fevereiro, na Baylor University, tratarei da formação moral do médico na cidade de Waco, no Texas, no retiro anual de Humanidades Médicas (mais informações no jornal: http://www.baylor.edu/medical_humanities/doc.php/254888.pdf )


E no mês de junho, participarei como convidado da Iniciativa Global em Bioética do Center for Bioethics and Human Dignity, numa série de eventos sobre Bioética Cristã. Em Illinois, na Trinity International University, terei a chance de apresentar o trabalho sobre o Juramento de Hipócrates que deu sustentação ao livro A Tradição da Medicina.


Só posso agradecer àqueles que colaboraram para o sucesso do SEFAM e de nossos estudos e pesquisas. Um feliz 2016 para todos, cheio de grandes desafios e sucessos, se Deus quiser!

Prof. Dr. Hélio Angotti Neto
Coordenador do SEFAM
www.medicinaefilosofia.blogspot.com.br