sexta-feira, 3 de junho de 2016

Ciência, Cultura e Saúde - no Kátedra


Página do Curso: http://katedra.com.br/?product=sefam-modulo-1-ciencia-cultura-e-saude
O curso Ciência, Cultura e Saúde consiste no primeiro módulo do Seminário de Filosofia Aplicada à Medicina (SEFAM), e é ministrado em nosso ambiente virtual de aula, onde você pode acompanhar as aulas no ritmo que quiser e puder, e vê-las quantas vezes desejar nos 60 dias seguintes à compra do curso. Você recebe também acesso ao grupo de discussões no Facebook, onde alunos e ex-alunos trocam ideias e experiências sobre os assuntos abordados e o professor responde perguntas e dúvidas com hora marcada.
A duração média de cada aula é de uma hora, e o módulo tem um total de 10 aulas. O professor fará sessões de perguntas e respostas no grupo de discussões exclusivo dos alunos, no Facebook.

Ementa
  • Introdução: questões administrativas básicas do curso. Apresentação da bibliografia. Em Busca da Alta Cultura. Apeirokalia. O ideal grego clássico de formação nobre (Paidéia). O valor do estudo dos clássicos em saúde. Literatura e Medicina.
  • A Vida Intelectual e a Vida Acadêmica: as condições para uma vida intelectual verdadeira. A busca da formação humanística. Disciplina e Perseverança. Moralidade e conhecimento. A formação clássica do livre pensador. Rotinas da vida acadêmica. Publicando em Humanidades Médicas e Bioética. A crítica da Academia internacional e brasileira. A invasão vertical dos bárbaros na Academia. A deturpação das instituições conforme Eric Voegelin no livro Hitler e os Alemães.
  • Origens da Filosofia: o projeto Socrático. Filosofia X Produto Filosófico X Sofística X Filodoxia. Platão e a Academia. O Liceu Aristotélico. O Mito da Caverna. Apologia de Sócrates e a Verdade da alma contra o mundo. O conhecimento da própria ignorância como passo elementar da filosofia socrática.
  • Os Quatro Discursos Aristotélicos: introdução aos Quatro Discursos. Os quatro discursos na Medicina. Poética. Retórica, Dialética. Lógica. O uso dos quatro discursos como ferramenta para classificação do próprio conhecimento.
  • Ferramentas Aristotélicas para Médicos: as quatro causas. Substância e Acidente. Ato e Potência. Aplicação das Causas Metafísicas na saúde humana, na avaliação de artigos científicos e na análise de situações em bioética.
  • Retórica e Argumentação: a retórica clássica. Introdução à Lógica Informal. Erística. Comunicação não-verbal. Como ouvir, como falar. Programação neurolinguística. Análise de casos.
  • Filosofia da Ciência: a Ciência Clássica. A ciência moderna experimental e empírica. O paradigma indutivista. O Falsificacionismo de Karl Popper. A Teoria das Revoluções Científicas de Thomas Kuhn e a resposta de Giovanni Reale. Ciência e Mito. Ciência como religião. Progresso e Responsabilidade na filosofia de Hans Jonas.
  • O Método Filosófico: introdução ao método filosófico por Olavo de Carvalho. Os passos do método filosófico. Aplicação do método filosófico a uma questão de bioética.
  • Fundações Culturais da Medicina: valores judaicos, gregos e cristãos. A Medicina da Grécia Antiga. Hipócrates. O Juramento. A Obra Hipocrática. Antigos valores, lições ainda válidas.
  • A Erística: truques erísticos comuns na altercação brasileira. Argumentos ad hominem. Golpes psicológicos na discussão. Análise de debates.