sexta-feira, 12 de agosto de 2016

MEDICINA HIPOCRÁTICA CRISTÃ?

MEDICINA HIPOCRÁTICA?


Qual o significado de ser um médico hipocrático cristão? Talvez a forma mais direta de explicar a alguém seja: significa que não vou te assassinar.

No Canadá, chegamos a uma situação onde os médicos que negam-se a matar seus pacientes poderão prestar contas de sua rebeldia e terão que declarar explicitamente sua discordância em matar a serviço do Estado.

No mundo inteiro, bioeticistas de estirpe relativista, hedonista e utilitarista levantam-se contra o direito de objeção de consciência do médico que se recusa a abortar.

Não se iludam, a Medicina está no olho do furacão da guerra cultural.

No meio de tudo isso, como resumir a moralidade da medicina hipocrática e cristã? Quais suas características?

Princípios elencados por uma das várias sociedades que se chamam hipocráticas são os seguintes:

1. Reconhecer que uma esfera transcendente é capaz de afetar em muito a forma de praticarmos medicina;

2. Entender o fato de que a medicina é uma atividade intrinsecamente moral, e não somente uma atividade técnica. Ajudamos aos pacientes a entenderem o que eles "devem" fazer;

3. Crer na santidade da vida desde a concepção até à morte natural;

4. Proteger a integridade médica ao permitir que profissionais evitem procedimentos médicos que contrariem suas crenças mais íntimas e essenciais.

Muitos questionariam um ou todos os itens acima, mas é preciso lembrar que médicos são seres humanos dotados de personalidade e valores como qualquer outro, jamais robôs a serviço de uma tecnocracia ou de uma burocracia estatal.