domingo, 29 de abril de 2018

Feliz Aniversário, Olavo de Carvalho

OLAVO, O PRESENTE DE ANIVERSÁRIO



Olavo de Carvalho comemora no dia 29 de abril mais um aniversário. É um sobrevivente, como tantas vezes já recordou em aulas a respeito do seu profético nome. 
Recentemente, sobreviveu a uma intervenção cirúrgica e a uma pneumonia. Nas semanas seguintes já estava de volta às aulas de seu Curso Online de Filosofia, que alcançou a surpreendente proeza de permanecer no ar de forma ininterrupta desde março de 2009 reunindo milhares de alunos interessados em saber mais sobre filosofia. 
Veja bem, estamos falando do Brasil e de milhares de pessoas – jovens em sua maioria – aprendendo pelo prazer de aprender, sem esperar certificado ou título algum. Eis uma inusitada realidade em nossa terra de bacharéis tão apegados a seus diplomas com letras estilizadas. 
Nos seus 71 anos completos, é um dos mais amados e odiados filósofos e professores de todo o Brasil. E, com certeza, um dos mais conhecidos filósofos brasileiros mundo afora. Sua obra já acumula dezenas de livros, dezenas de milhares de páginas transcritas de suas aulas e conteúdo suficiente para a produção de centenas de outras obras. Seus cursos e sua filosofia colaboram na confecção de incontáveis outros cursos e na redação de trabalhos e teses dentro e fora da Academia. 
Mais do que uma pilha de livros e ideias, Olavo é uma pessoa cuja rica biografia surpreende e assombra. Pai de família (acredite, é um elemento do currículo que pode oferecer enormes desafios e enredos para grandes romances), pesquisador da astrologia, filósofo, católico, ex-membro da tariqa de Fritjof Schuon, colaborador de revistas esotéricas, de diversos jornais e de periódicos acadêmicos médicos, caçador de ursos, debatedor implacável, crítico feroz e agudo, imitador do Alborghetti, educador online e presencial, escritor de obras de filosofia nos mais diversos ramos - da metafísica à política -, conservador, comunista, revolucionário, reacionário, liberal e muito, muito mais. 
Na verdade, Olavo de Carvalho transformou sua vida no exemplo claro do que é uma pessoa concreta, de carne e osso, com suas contradições, polêmicas, amizades, inimizades e dúvidas. Por fugir dos estereótipos abstratos, simplificados e previsíveis tão amados pela intelectualidade medíocre da Academia e da mídia brasileira, Olavo é capaz de enfurecer, chocar e escandalizar a prosaica moralidade burocrática e burguesa de nosso país – à qual aderem até mesmo os nossos revolucionários -, que se contenta com figuras bem delimitadas, que tanta segurança transmitem ao ouvinte, sempre evitando superar as expectativas já rebaixadas de nossa cultura.
Você quer um palestrante educado, que repete chavões de autoajuda ou adocicadas platitudes completamente óbvias e agradáveis? Não escute o Olavo, suas frágeis orelhas serão ofendidas. Ligar o computador para assistir ao Curso Online de Filosofia ou a qualquer um de seus cursos avulsos é puro Trigger Warning. Não há Safe Spaces!
Você quer o professor universitário que fala complicado, repetindo em cada frase dois ou três nomes de estudiosos importantes que escrevem obras igualmente complicadas e impenetráveis aos não iniciados? Olavo fala de uma forma clara e cotidiana, atraindo desde professores universitários e pesquisadores internacionais a frentistas, lavradores do interior do Brasil e estudantes de nível médio.
Você quer um professor “importante”, recheado de títulos como um peru é recheado de farofa na véspera do Natal? Olavo não exibe nenhum título, mas acumula menções honrosas e reconhecimento intelectual internacional invejáveis, alcançados por pouquíssimos brasileiros em toda nossa história.
Você quer alguém que seja previsível, que caiba no modelo de mundo que você adotou e que se esforça para seguir à risca? Não achará consolo nas aulas do Olavo, nas quais ama e critica ao mesmo tempo a Igreja Católica e ofende e elogia pensadores protestantes e islâmicos. 
Se você quer alguém com quem concordar plenamente, não vá ao Olavo, seu negócio é outro. Um programador neurolinguístico ou um guru de autoajuda satisfará seus anseios de busca pela segurança e tranquilidade.
A conclusão à qual chego é que Olavo de Carvalho, mais do que filósofo, é um ser humano real. E ao invés de ele receber todos os presentes que merece nesse aniversário, oferece ao Brasil e ao mundo um presente inestimável: a obra de uma pessoa concreta que dedicou sua vida à busca do conhecimento e à sua transmissão.
Que Deus permita ao Olavo permanecer por muito mais tempo junto a nós, ensinando e aprendendo as duras lições da filosofia, chocando um Brasil que precisa urgente de uma cardioversão para ser reanimado do profundo estado de apatia moral e intelectual no qual se encontra.
Que Deus proteja toda a sua família e lhe dê força para seguir adiante, sobrevivendo e cumprindo a missão para a qual foi destinado. Feliz Aniversário.

Hélio Angotti Neto, 29 de abril de 2018, Brasil.