terça-feira, 15 de setembro de 2015

Filosofia Política em Saúde no Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2015

Filosofia Política em Saúde no Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2015


No 53º Congresso Brasileiro de Educação Médica, o Centro Universitário do Espírito Santo e o Seminário de Filosofia Aplicada à Medicina estarão presentes na programação com o tema: Filosofia Política em Saúde.

O Grupo de Estudo ocorrerá no dia 09 de novembro na sala 06, das 16:15 às 18:15, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro.


PROGRAMAÇÃO

Tipologia do poder em geral e do poder do profissional da saúde. 
Evolução histórica do poder no Ocidente conforme Bertrand de Jouvenel. 
Política e Filosofia Clássica: Platão e Aristóteles. Política Medieval: Agostinho, João da Salisbúria e Tomás de Aquino. 
Política de guerra em Sun Tzu  
Política moderna maquiavélica. 
Política revolucionária. 
Política Conservadora e Liberal. 
A Mentira, o  Segredo e o Ódio como instrumentos políticos. 
A erística de Schopenhauer. 
A manipulação psicológica na influência social. 
Redes em conflitos na guerra cultural. 
Consequencialismo em 3 escalas conforme Allenby e Sarewitz. 
Temor, humildade e responsabilidade em Hans Jonas. 
Valores em Guerra. 
O Exercício do Poder Cultural. 
O Exercício do Poder Econômico. 
O Exercício do Poder Político. 
Medicina em Sociedade.

Metodologia
Exposição Dialogada e Sugestões Bibliográficas

O tempo de apresentação será muito breve, mas o objetivo principal é apresentar um panorama das grandes possibilidades de estudo e ação dentro da esfera política quando o assunto envolve saúde e sociedade. Confira a página do congresso: http://www.cobem.com.br/2015/programacao/

Para os que desejarem uma oficina mais aprofundada, os mesmos temas serão discutidos de forma mais aprofundada na Oficina de Formação Política para Profissionais da Saúde, no doa 19 de novembro (quinta-feira) no III Seminário de Humanidades Médicas do UNESC e I Seminário de Humanidades Médicas da UFEs, em Vitória, ES.

Mais informações em breve!


Preletor: Prof. Dr. Hélio Angotti Neto

Coordenador do Curso de Medicina do UNESC (Centro Universitário do Espírito Santo); Coordenador do SEFAM; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do UNESC; Diretor Editorial da Mirabilia Medicinae; Editor Associado da Revista Internacional de Humanidades Médicas. Membro da Sociedade Brasileira de Bioética, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, do Conselho Regional de Medicina do ES, do Center for Bioethics and Human Dignity, da Associação Brasileira de Educação Médica e da Academia Brasileira de Oftalmologia.