sábado, 26 de setembro de 2015

Prof. Dr. Ricardo da Costa. Palestrante do Seminário de Humanidades Médicas

A Morte em São Tomás de Aquino
Prof. Dr. Ricardo da Costa



Graduado em Bacharelado e Licenciatura em História (1993), mestre e doutor em História Social pela UFF (1997 e 2000), com dois Pós-Doutorados em História Medieval e Filosofia Medieval pela UIC (Universitat Internacional de Catalunya, Barcelona, 2003 e 2005). 

Professor Associado IV do Departamento de Teoria da Arte e Música da UFES. 

Professor Efetivo do Programa de Doctorado Internacional Transferencias Interculturales e Históricas en la Europa Medieval Mediterránea da Facultad de Filosofía y Letras da Universitat d Alacant (UA-Espanha) e dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) e Artes (PPGA) da UFES. 

Acadèmic Corresponent da Reial Acadèmia de Bones Lletres de Barcelona, Espanha (15-12-2005). 

Membro de CAPIRE - Colectivo para el análisis pluridisciplinar de la Iconografía religiosa europea da Universidad Complutense de Madrid (UCM). 

Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "Arte, Filosofia e Literatura na Idade Média". 

Membro de IVITRA (Institut Virtual Internacional de Traducció), da Universitat d'Alacant (Espanha), do Grupo de Trabalho "Filosofia na Idade Média" da ANPOF e do "Principium" (Núcleo de Estudo e Pesquisa em Filosofia Medieval, UEPB). 

Trabalhos disponíveis em seu site - www.ricardocosta.com. 

Traduziu a novela "Curial e Guelfa" (séc. XV) e "Lo Somni" (1399), de Bernat Metge (1340-1413), sob encomenda para a Universitat d'Alicant (Espanha), publicada pela Universidade de Santa Bárbara (California). 

Apresentará uma visão histórica de como o medievo enxergava a morte e a dignidade da vida humana.