sábado, 26 de setembro de 2015

Palestra do Seminário de Humanidades Médicas: Profa. Dra. Patrícia Duarte Deps

A Dignidade Humana e os Erros Médicos e Científicos
Conferência de Abertura
Profa. Dra. Patrícia Duarte Deps


Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993), Pós-graduação em Dermatologia pela UNIFESP (1996), Dermatologista pela SBD desde 1996, Mestre em Doenças Infecciosas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), Doutora em Medicina (Dermatologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2003) e Pós-Doutora em Medicina Tropical na London School of Hygiene & Tropical Medicine (2008).

Honorary Clinical Research Fellow (2008) na clinica de dermatologia tropical do Hospital for Tropical Diseases (UCLH-NHS) em Londres. Professora Associada nível 02, do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal do Espírito Santo desde 2002. 

Nomeada recentemente Honorary Visiting Researcher da University of Bradford, Reino Unido, a partir de 1 de setembro de 2014. Leciona Psicologia Médica, Saúde Coletiva e Formação Médica, Ética Médica e História da Medicina; é membro do corpo docente da Pós-Graduação em Doenças Infecciosas da UFES (nota 5 CAPES em 2010) onde orienta alunos a nível de mestrado e doutorado. 

Atua tanto na área básica como clinico-epidemiológica. Membro do Corpo Editorial da Mirabilia Medicinae desde 2013, revista especializada em Humanidades Médicas. Foi membro efetivo do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde/UFES, ligado ao CONEP, e da Câmara Técnica de Pesquisa da UFES. 

Fundadora do Ambulatório de Pesquisa Clinica em Dermatologia do HUCAM/UFES. Desenvolveu parcerias de pesquisa com profissionais da UNIFESP, ILSL-Bauru, LSHTM (Londres) e Guy`s & St Thomas`s Hospital (London) e USL (USA). 

Membro da Cochrane Skin Group (Cochrane Library-UK) desde 2008. 

Tem experiência em Medicina, com ênfase em Dermatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: hanseníase, DST/AIDS, dermatolgia tropical, saúde pública e sistemas de saúde e uso de laser para onicomicoses. 

Ganhou em 2006 o premio de Pesquisadora do Ano pela Assembleia Legislativa do ES. Em 2007 ganhou o Premio Latino-Americano La Roche-Posay de melhor projeto de pesquisa em dermatologia.

No III Seminário UNESC e I Seminário UFES de Humanidades Médicas, dias 19 e 20 de novembro, no Auditório do Elefante Branco no Campus Maruípe da UFES. Uma grande oportunidade para aprender e debater.