sábado, 12 de novembro de 2016

MEDICINA, UM ESTILO DE VIDA

William Osler, um Estilo de Vida na Medicina


William Osler foi um dos mais famosos médicos modernos. Escreveu um consagrado livro sobre os princípios da Clínica Médica em seu tempo, mas as obras que permaneceram atuais foram justamente aquelas que trataram dos aspectos humanísticos e profissionais da medicina.

Em uma de suas famosas obras, "A Way of Life", Osler recomenda algumas atitudes valiosas para médicos e acadêmicos. 

A primeira recomendação é viver o presente, deixando os problemas e as preocupações do passado no passado e corrigindo o que for necessário e possível corrigir no agora. A medicina sempre foi uma arte pragmática.

Também aconselhou contra o pensamento fincado no futuro, que gera a perda de precioso tempo em ilusões e no faz-de-conta imaginando projetos que nunca são iniciados no presente. Osler recomenda tratar do presente, do que pode ser visto e feito agora, enquanto há tempo.

Sobre os modos, recomenda temperança, principalmente aos estudantes. Evitar excessos, como o abuso de tabaco e álcool, a libertinagem e a vida hedonista, que enfraquecem a dedicação profissional do estudante.

Nos estudos, aplicar-ase durante um tempo razoável, sem exageros, mas diariamente, com disciplina e profunda concentração. De forma muito compatível com achados recentes da neuro pedagogia, Osler adianta algumas dicas bem modernas como o uso da atenção focal e a delimitação das horas de estudo em constância.

Repetindo uma concepção antiga e que ainda deveria perdurar, Osler recomenda que o médico cuide de sua alma, além de seu intelecto. Que leia os clássicos imortais da literatura, entre eles o grande códice ocidental: a Bíblia. Lá estarão as histórias que moverão corações fiéis e descrentes, lá está a raiz de nossa cultura. O velho médico recomendava pelo menos cerca de vinte minutos, todos os dias - isso mesmo, sem exceção, só vinte minutos todos os dias - de leitura incluindo as Escrituras. 

Com o hábito, a nossa capacidade de concentração e estudo aumentará, e a mente se transformará numa potente ferramenta a nosso serviço e a serviço do paciente, colaborando para uma formação científica e humanística de qualidade. Dicas do bom e velho William Osler.