quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Os Melhores Livros de 2016

DICAS DE LEITURA


2016 foi um ano de muitos estudos, muito trabalho e muitas conquistas. Vale a pena fazer um balanço geral acadêmico para passar adiante o que considero mais valioso. Eis os livros que considero mais importantes dentre aqueles que li este ano.


O melhor romance, sem dúvida, foi "O Velho e o Mar", de Ernst Hemingway. Uma obra que possui tudo! O conflito entre o imanente e o transcendente, o novo e o velho, a natureza e a cultura. Está tudo lá, desde a jornada do herói até às tensões da realidade. Uma obra rápida e certeira, além de profundamente comovente.


Considerando a temática de Bioética, uma indicação preciosa de Felipe Sabino, Editor da Monergismo, foi o livro de Francis Schaeffer: "Wathever Happened to the Human Race", que aborda temas semelhantes ao "A Morte da Medicina" e vai além, assim como o lançamento recente de Richard Weikart, "The Death of Humanity".

Sobre história da medicina, a obra "Rise and Fall of Modern Medicine" foi divertida, informativa e útil para preparação de aulas e obtenção de detalhes históricos importantes na evolução da medicina.


Sobre a tradição hipocrática e as ameaças contemporâneas, recomendo o livro de Nigel Cameron, "The New Medicine: Life and Death After Hippocrates", que começo a traduzir com autorização do autor. Ainda sobre a tradição hipocrática, li "Hippocrate's Shadow", de David Newman, que remonta ao passado em busca de qualidades humanísticas para regenerar a prática médica contemporânea junto com o aporte de conhecimentos valiosos da Medicina Beaseada em Evidências, oferecendo uma forte crítica.


De filosofia, reli com muito gosto "Filosofia e Cosmovisão", de Mário Ferreira dos Santos, e "A Dialética Simbólica", de Olavo de Carvalho, agora com maior compreensão e aproveitamento. Ainda no campo da leitura formativa, li "Imitação de Cristo" de Tomás de Kempis, e "Sobre o Sermão da Montanha", do bispo Agostinho de Hipona.