quinta-feira, 3 de novembro de 2016

VALORIZAÇÃO DA MEDICINA

VALORIZAÇÃO DA MEDICINA, TRECHO DE "A TRADIÇÃO DA MEDICINA"


"Ver órgãos de classe brigando principalmente por carreira médica estatal e salários médicos, por mais que seja necessário dentro de certos limites, me entristece. Pedir carreira médica para o Estado é pedir um nó apertado na coleira, é vender nossos valores profissionais aos valores do Estado na medida em que teremos que nos adequar às exigências de pessoas que nem sempre priorizam a saúde do próximo. Uma liderança política nunca, nunca mesmo, dá algo de graça.

"Valorização se conquista, como conquistaram nossos antepassados de outras eras a duras penas, com grandes sacrifícios e exemplos imortalizados nos escritos de diversos povos e tempos. Valorização é uma consequência decorrente de um objetivo alcançado, não o próprio objetivo pelo qual se luta.

"Se alguém quiser uma dica sobre por onde começar, repito palavras proferidas por alguém infinitamente mais sábio do que eu: 'por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não repara na trave que está no teu próprio?' Se não trabalharmos quem somos, a própria raiz que somos estará apodrecida, e nossa profissão irá imediatamente parar na lama."

Hélio Angotti Neto
Publicado originalmente no portal Academia Médica