sábado, 5 de dezembro de 2015

Grupo de Estudos em Política e Saúde - Parte 01

Leitura Recomendada: Aristóteles em Nova Perspectiva: Introdução à Teoria dos Quatro Discursos. Autor: Olavo de Carvalho.



A primeira atividade do grupo é o estudo dos quatro discursos e o exercício de sua contextualização nas situações políticas vividas pelos profissionais da saúde.

Considerando que, dentro da tipologia do poder (coercitivo, de troca ou de convicção), a Medicina exerce primariamente e preferencialmente o tipo cultural, por convicção, e que o exercício de tal tipo se dá principalmente por meio da linguagem, há que se ter uma noção mais técnica da linguagem utilizada.

Um resumo da Teoria dos Quatro Discursos na Medicina pode ser visto no breve artigo: Os Quatro Discursos Aristotélicos na Medicina: Ferramentas Educacionais para Médicos[1]. Mas o ideal é que todos leiam o livro indicado na íntegra.[2]

Estabelecerei um tempo para leitura de duas semanas, e depois gravarei uma aula para refletirmos sobre o tema e aplicarmos o conhecimento obtido a situações práticas em política e saúde.
Aproveito para reforçar que a política, adequadamente entendida, é a parte da filosofia que envolve o relacionamento do indivíduo com a sociedade de forma pragmática e universal, sem descartar a moralidade inerente à experiência humana. Logo, não poderemos nos furtar de estudar uma boa dose de filosofia e de história.[3]

Se algum dos participantes quiser gravar uma breve resenha do livro ou escrever um resumo, não deixe de informar, para que compartilhemos com o grupo. Se alguém não recordar o que é tipologia do poder, um breve vídeo poderá ajudar a lembrar: https://www.youtube.com/watch?v=n-mP4U5vPUA 

Durante o estudo, todos os participantes do grupo poderão enviar perguntas que serão lidas e debatidas na gravação da aula. E aos poucos o intercâmbio entre os participantes naturalmente aumentará e a profundidade das análises feitas ganhará em qualidade. Sabendo que não há como fazer algo de qualidade sem tempo, sem paciência e sem estudo, deixo um antigo conselho para o grupo: in tempus veritas.

Abraços e bons estudos a todos.


Hélio Angotti Neto
Coordenador do SEFAM



[3] Cf. WEIL, Eric. Filosofia Política. São Paulo: Edições Loyola, 1990.