A INCAPACIDADE EM OFERECER UMA BIOÉTICA SECULAR COERENTE E COSMOPOLITA
Tristram Engelhardt Jr, um dos maiores bioeticistas contemporâneos, escancara duras verdades em sua obra FUNDAMENTOS DA BIOÉTICA CRISTÃ ORTODOXA. Talvez a mais difícil verdade seja a de que um projeto de bioética plenamente secular e cosmopolita jamais será viável.
Abaixo, reproduzi alguns trechos do prefácio.
"Mesmo essa noção de que a moralidade deve possuir uma integridade ou coerência, sem mencionar um poder intenso sobre nossas consciências, é um remanescente da concepção cristã que um dia caracterizou o Ocidente."
"O ceticismo epistêmico moral admite a dificuldade, se não a impossibilidade, de resolver controvérsias morais por meio de argumentos racionais sólidos. O ceticismo moral metafísico duvida de que exista uma verdade moral. Pode-se ser cético quanto a que a racionalidade moral discursiva possua capacidade para estabelecer uma concepção moral canônica sem ser um cético moral metafísico."
"A escolha é inapelável: a cristandade e sua bioética são, ambas, em sua forma tradicional, um escândalo secular ou, em suas versões secularmente reformadas, altamente irrelevantes."