quarta-feira, 9 de maio de 2018

II SEMINÁRIO CAPIXABA DE FILOSOFIA

II Seminário Capixaba de Filosofia (SECAFI)


Nada podemos conhecer do verdadeiro ser”. Esse trágico mantra agnóstico da modernidade capitaneou, pela sua paradoxal dinâmica interna, o surgimento de infindáveis reducionismos totalitários, igualmente arbitrários: “Tudo o que existe são combinações caóticas da matéria”,“a lutas de classes”,“os desejos”,“a vontade de poder”, etc. Com essas premissas ganhando força na cultura, não há como negar que os genocídios e a destruição dos padrões éticos e estéticos que se seguiram nos últimos séculos foram suas consequências diretas. 
As grandes inteligências do século XX vislumbraram esse drama com clareza, e realizaram obras de imenso valor curativo, merecendo nota toda a Escola de Madri, Eric Voegelin, a Neoescolática, Herman Dooyweerd, Louis Lavelle e, atualmente, sem dúvidas, Olavo de Carvalho. 
Mas talvez nenhum país tenha tido oportunidade mais segura de superar aqueles grotescos erros do que o Brasil. Já na década de 50 do último século nosso grande filósofo Mário Ferreira dos Santos havia desenvolvido e publicado seus principais estudos, demonstrando a força e importância estruturante da metafísica para a resolução das confusões mentais que as ideologias dominantes criavam. 
Profundo conhecedor das diversas culturas, religiões e sociedades esotéricas, em especial de seu simbolismo, absorveu com maestria a tradição clássica da filosofia, de Pitágoras a Husserl, explorou de forma pioneira as riquezas da escolástica portuguesa e espanhola dos séculos XVI e XVII, desenvolvendo com isso instrumentos para ordenar perspectivas tão dispares quanto o marxismo e o anarquismo, a logística e a simbólica, Nietzsche e o Cristianismo, a metafísica e as ciências naturais, para citar apenas alguns temas dominados pelo filósofo.  
Portanto, não só com demonstrações rigorosas de teses o conhecimento da estrutura da realidade foi afirmado em livros essenciais como “Lógica e Dialética”, “Filosofia Concreta”, “Tratado de Simbólica” e “A Sabedoria das Leis Eternas”, mas sobretudo por meio da riquíssima capacidade integradora que a Mathesis Megisterevela a todo momento, permitindo analogar - isto é, reunir os opostos em torno de uma unidade superior - os diversos e espetaculares novos conhecimentos que a humanidade tem alcançado com a compreensão realista e milenar do verdadeiro lugar do Homem no Cosmos – a imagem e semelhança do Criador. 
Assim, o II SEMINÁRIO CAPIXABA DE FILOSOFIA, neste ano em que se completa cinco décadas do falecimento do Mário Ferreira dos Santos, foi organizado de forma a ressaltar algumas das principais perspectivas de sua imensa obra, com o firme intuito de não mais prolongar nossa demora, como pessoas e nação, em reconhecer e aprender com um dos grandes gênios da filosofia, que tudo fez apenas para nosso Bem maior. 

PROGRAMAÇÃO:
21 de julho de 2018
8:30h - Abertura 
I) 9:00h - LÓGICA E DIALÉTICA: matéria e forma na filosofia da natureza.
Raphael De Paola

II) 10:30h - FILOSOFIA CONCRETA DOS VALORES: réquiem ao relativismo. 
Hélio Angotti Neto

(intervalo das 12:00h às 13:15h)

III) 13:30h - TRATADO DE SIMBÓLICA: a força da analogia.
Francisco Escorsim

IV) 15:00h - A SABEDORIA DAS LEIS ETERNAS: ontologia do número.
Leonardo S. Penitente

17:00h  Encerramento

Local:América Centro Empresarial – Avenida Fernando Ferrari, 1.080, Vitória/ES, CEP 29.066-380