terça-feira, 28 de janeiro de 2020

COMO SER UM ALUNO DO SEMINÁRIO DE FILOSOFIA APLICADA À MEDICINA – SEFAM

Recebi uma pergunta que julgo muito pertinente: o que é preciso para ser um aluno do Seminário de Filosofia Aplicada à Medicina (SEFAM)?
O objetivo do SEFAM é, antes de tudo, enriquecer o ambiente cultural brasileiro com conteúdos não somente de saúde, mas também filosóficos, históricos, pedagógicos e científicos. 
Há várias possibilidades de participação. Gostaria de expor aqui as principais oportunidades de estudar Humanidades Médicas no SEFAM.
A primeira, e mais simples, é acessar o material gratuito disponível em minha página no YouTube[1]ou o Blog do SEFAM.[2] Costumo divulgar o material de ambas as fontes em minhas redes sociais, preferencialmente o Facebook, o Twitter ou o Instagram. Esses materiais são gravações diversas ou aulas sistemáticas, mas nem sempre se encontram completos ou possuem alta capacidade de interatividade. Procuro colocar novos materiais a cada duas semanas, seja no Blog, seja no YouTube.
A segunda possibilidade é ler as obras indicadas em nossos materiais. Na verdade, isso seria essencial a qualquer atividade dentro do SEFAM. Algumas aulas públicas ou privadas do SEFAM, inclusive, são dadas especificamente sobre o conteúdo de uma determinada obra, como acontece atualmente nas breves reflexões sobre o livro A Vida Intelectual de Antonin-Dalmace Sertillanges.
A terceira possibilidade, que pretendo disponibilizar em breve, é um seminário semanal de cerca de uma hora. Essa seria a possibilidade de ser um aluno regular do SEFAM, interagindo com os demais participantes em um ambiente virtual. Pretendo deixar todo o conteúdo gravado para quem ingressar no Seminário. Provavelmente terá um baixo custo de manutenção e será bem acessível. Não substitui a interação e a experiência presencial de um seminário ou de um Workshop, mas para quem realmente se interessa no tema pode ser um ambiente muito produtivo.
A quarta possibilidade é participar do SEFAM presencial. Existem duas formas de participar. Uma delas é ser aluno em uma instituição que disponibiliza o seminário e, inclusive, pode certificar como atividade complementar ou atividade de extensão universitária. Esse era o modelo adotado no Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC), quando tive a honra de trabalhar lá como professor e coordenador de curso. Estou organizando essa mesma possibilidade em São Paulo, prevendo aulas mensais de três horas com os alunos da UNINOVE. Com autorização da Reitoria, alguns alunos de fora às vezes frequentavam o SEFAM do UNESC. Quando eu tiver mais detalhes de como funcionará em São Paulo, divulgarei.
Um projeto paralelo é realizar o SEFAM presencial aqui em Brasília. Já tivemos algumas reuniões, mas ainda preciso sistematizar como aconteceria o seminário de forma regular.
Por fim, pretendo organizar alguns cursos de curta duração, provavelmente durante dois ou três dias de atividades. O primeiro curso a ser disponibilizado, ainda para o primeiro semestre de 2020 se tivermos alunos suficientes, será especialmente dedicado à Filosofia da Vida Intelectual e às técnicas de aprendizagem com base no legado cultural e nas mais atuais evidências científicas. O nome do curso será Vida de Estudos, e terá o seguinte conteúdo: 
Atenção Focal; Elementos impeditivos; O Mito da Caverna de Platão; A Causa Final de Aristóteles; Ilusões de Competência; Atenção Focal X Atenção Difusa; A Planilha Básica de Estudos; O Necrológio; Memória de Trabalho e Memória Profunda; Correção; Revisão Periódica; O Mapa da Ignorância; Disciplina e Constância; Procrastinação; Full Throttle in the Morning; Estudo Ascendente e Descendente; Idem Velle, Idem Nolle; A Filosofia de Vida de um Intelectual; A Planilha Avançada de Estudos. 
Provavelmente teremos vagas somente para 25 alunos. Assim que tiver mais informações, divulgarei.
Quem participa do SEFAM muitas vezes deseja escrever um artigo, realizar alguma pesquisa ou publicar na área. Essa é uma possibilidade que depende muito do tempo e da oportunidade. Tenho escrito alguma coisa em parceria com alguns alunos e ex-alunos, e pretendo ampliar essa forma de interação.
Independente de tudo o que o Seminário de Filosofia Aplicada à Medicina poderá oferecer em termos de participação, o principal é realmente dedicar com constância uma parte de seu dia para o estudo da Alta Cultura e para o aperfeiçoamento intelectual. No campo das Humanidades Médicas, comecei sozinho há vinte anos, estimulado pela obra do professor Olavo de Carvalho. Alcancei outros mestres de nosso tempo e de tempos idos – Aristóteles, Hipócrates, Platão e Edmund Pellegrino, para citar alguns – e ainda tenho muito a caminhar. O SEFAM pode oferecer um início, uma rota mais segura, mas é a dedicação pessoal pelo resto da vida e a aplicação à prática cotidiana do que há de melhor na cultura que configura o real estudo das Humanidades Médicas.

Hélio Angotti Neto
Brasília, DF. 28 de janeiro de 2020.


[2] Seminário de Filosofia Aplicada à Medicina. Internethttp://medicinaefilosofia.blogspot.com