segunda-feira, 24 de julho de 2017

MÓDULO IV DO SEFAM: FILOSOFIA DA MEDICINA E RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE

FILOSOFIA DA MEDICINA E RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE



Data: 25 de julho a 16 de dezembro de 2017 – Terças-Feiras

Local: Biblioteca do UNESC e Hospital Maternidade São José

Horário: 18:00 – 21:00

Carga Horária Total: 54 horas

JUSTIFICATIVA
Promover a formação integral do aluno de medicina, abordando os aspectos humanísticos, técnicos e científicos necessários para um profissional realmente ativo na sociedade, capaz de criticar positivamente e agir de forma efetiva.

OBJETIVO
Aprofundar os conhecimentos nos aspectos humanísticos da medicina e contextualizar na prática o estudo da Filosofia da Medicina, da Relação Médico-Paciente e do Raciocínio Clínico.

NÚMERO DE VAGAS
15 alunos do Curso de Medicina do UNESC.
Critério de seleção será baseado nos seguintes critérios por ordem de importância (os posteriores servirão como desempate para os anteriores):
- Alunos que tenham obtido mais que 40% de presença nas Atividades Complementares do “Curso de Bioética” e do “Seminário de Filosofia Aplicada à Medicina” em 2017-1;
-  Coeficiente de rendimento somado aos seguintes quesitos: Módulos do SEFAM concluídos = 0,2 por cada um; Iniciação Científica = 0,2 por cada uma; Trabalho Publicado em Revista Indexada – 0,2 cada um;
- Período mais avançado;
- O aluno deverá ser capaz de plena leitura na língua inglesa.

METODOLOGIA
Práticas no hospital incluindo anamnese e exame físico com problematização
Aulas expositivas dialogadas
Seminários com participação dos alunos


CRONOGRAMA

25 de julho - Aula 1 – Modelos de Relação Médico-Paciente e Medicina Centrada na Pessoa – Biblioteca UNESC
Modelo estatal, modelo hipocrático, modelo contratualista liberal, modelo utilitarista. Princípios da Medicina Centrada no Paciente. Apresentação da bibliografia básica. Organização do Módulo. Ficha de Entrevista Clínica e Exame Clínico com Avaliação Bioética. Orientação para problematização dos casos. Desenvolvimento do Raciocínio Clínico Integral. Perfis Psiquiátricos e Psicopatológicos do Paciente. Estágios do paciente de acordo com Elisabeth Kubler-Ross.

01 de agosto - Aula 2 – Práticas de Saúde e Atividade Hospitalar (0,5) - HMSJ
Anamnese, Exame Físico, Análise de Prontuário e Exames Complementares e Entrevista Bioética. Apresentação dos Casos Clínicos e Problematização.

8 de agosto - Aula 3 – Tradição Hipocrática da Medicina e Ética Baseada em Virtudes – Biblioteca UNESC
O Juramento de Hipócrates e a Obra Hipocrática. Princípios, Virtudes e Valores. Como desenvolver as virtudes. O papel da ética baseada em Virtudes na Profissão Médica. Autoridade Médica, Confiabilidade e Virtuosidade. Esferas Morais e Desenvolvimento da Personalidade.

15 de agosto - Aula 4 – Práticas de Saúde e Atividade Hospitalar (0,5) - HMSJ
Discussão dos Casos Anteriores. Anamnese, Exame Físico, Análise de Prontuário e Exames Complementares e Entrevista Bioética. Apresentação dos Casos Clínicos e Problematização.

29 de agosto - Aula 5 – Literatura, Cinema, Arte e Medicina – Biblioteca UNESC
Os clássicos da literatura e a saúde humana. Análise de pinturas e contexto médico. Cinema, Bioética e Medicina. Narrativas Médicas e Padrões expressivos dos pacientes. Elementos da Entrevista Psiquiátrica. Fenomenologia e Empatia Clínica.

12 de setembro - Aula 6 – Práticas de Saúde e Atividade Hospitalar (0,5) - HMSJ
Discussão dos Casos Anteriores. Anamnese, Exame Físico, Análise de Prontuário e Exames Complementares e Entrevista Bioética. Apresentação dos Casos Clínicos e Problematização.

19 de setembro - Aula 7 – Seminários de Filosofia da Medicina – Apresentações – Biblioteca UNESC
Três apresentações de quarenta minutos cada uma com vinte minutos para debate e arguição. Cada apresentação tem o peso de 3 na pontuação final do aluno. Cosmovisões Médicas. Causação Médica e Realismo. Paciente enquanto Corpo e Pessoa.

26 de setembro - Aula 8 – Práticas de Saúde e Atividade Hospitalar (0,5) - HMSJ
Discussão dos Casos Anteriores. Anamnese, Exame Físico, Análise de Prontuário e Exames Complementares e Entrevista Bioética. Apresentação dos Casos Clínicos e Problematização.

3 de outubro - Aula 9 – Seminários de Filosofia da Medicina – Apresentações – Biblioteca UNESC
Três apresentações de quarenta minutos cada uma com vinte minutos para debate e arguição. Cada apresentação tem o peso de 3 na pontuação final do aluno. Doença e Mal-Estar, Saúde e Bem-Estar. Diagnóstico e Terapêutica. Pensamento Médico.

10 de outubro - Aula 10 – Práticas de Saúde e Atividade Hospitalar (0,5) - HMSJ
Discussão dos Casos Anteriores. Anamnese, Exame Físico, Análise de Prontuário e Exames Complementares e Entrevista Bioética. Apresentação dos Casos Clínicos e Problematização.

17 de outubro - Aula 11 – Seminários de Filosofia da Medicina – Apresentações – Biblioteca UNESC
Três apresentações de quarenta minutos cada uma com vinte minutos para debate e arguição. Cada apresentação tem o peso de 3 na pontuação final do aluno. Juízo Clínico e Tomada de Decisões. Explicações Médicas. Conhecimento Diagnóstico.

24 de outubro - Aula 12 – Práticas de Saúde e Atividade Hospitalar (0,5) - HMSJ
Discussão dos Casos Anteriores. Anamnese, Exame Físico, Análise de Prontuário e Exames Complementares e Entrevista Bioética. Apresentação dos Casos Clínicos e Problematização.

31 de outubro - Aula 13 – Seminários de Filosofia da Medicina – Apresentações – Bibliotreca UNESC
Três apresentações de quarenta minutos cada uma com vinte minutos para debate e arguição. Cada apresentação tem o peso de 3 na pontuação final do aluno. Conhecimento Terapêutico. Axiologia Médica e Valores. Origens da Bioética e Ética Normativa. 

7 de novembro - Aula 14 – Práticas de Saúde e Atividade Hospitalar (0,5) - HMSJ
Discussão dos Casos Anteriores. Anamnese, Exame Físico, Análise de Prontuário e Exames Complementares e Entrevista Bioética. Apresentação dos Casos Clínicos e Problematização.

14 de novembro - Aula 15 – Seminários de Filosofia da Medicina – Apresentações – Biblioteca UNESC
Três apresentações de quarenta minutos cada uma com vinte minutos para debate e arguição. Cada apresentação tem o peso de 3 na pontuação final do aluno. Principialismo e Futuro da Bioética. Preocupação Emocionalmente Afastada ou Cuidado Empático. Relações entre Médicos e Pacientes.

21 de novembro - Aula 16 – Práticas de Saúde e Atividade Hospitalar (0,5) - HMSJ
Discussão dos Casos Anteriores. Anamnese, Exame Físico, Análise de Prontuário e Exames Complementares e Entrevista Bioética. Apresentação dos Casos Clínicos e Problematização.

28 de novembro - Aula 17 – Avaliação Escrita – UNESC – Local a informar
Avaliação discursiva com peso 3 na nota final.

5 de dezembro - Aula 18 – Vista de Prova e Encerramento do Módulo – UNESC – Local a informar
Encerramento do Módulo, vista de prova e confraternização. Discussão sobre projetos de pesquisa e publicação. Orientação acadêmica personalizada.

12 de dezembro – Prova de Recuperação

15 de dezembro – Resultado Final do Projeto de Extensão


CRITÉRIOS DE CERTIFICAÇÃO

A nota final de cada estudante será a somatória do desempenho nas avaliações cognitivas teóricas e práticas, de acordo com a seguinte escala:

ATIVIDADE
PESO
AVALIAÇÃO TEÓRICA
3
SEMINÁRIOS DE APRESENTAÇÃO
3
PRÁTICAS DE SAÚDE E ATIVIDADE HOSPITALAR
4

Os alunos que não obtiverem a média mínima de 6,0 não serão aprovados, devendo fazer a Prova de Recuperação. Todos deverão participar de mais de 75% das atividades de forma geral, caso contrário não obterão certificação.

Prova de Recuperação: Para os alunos que não obtiveram Média Final 6,0 ou maior, a Prova de Recuperação deverá ser realizada. O Resultado Final será a soma da Média Final e da Prova de Recuperação dividida por 2. Caso o aluno não obtenha a média mínima de 6,0 no Resultado Final ele estará reprovado e não receberá nenhuma certificação.

Resultado Final = (Média Final + Prova de Recuperação) / 2

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANGOTTI NETO, Hélio. A Tradição da Medicina. Brasília, DF: Editora Monergismo, 2016.

MARCUM, James A. An Introductory Philosophy of Medicine. Humanizing Modern Medicine. Philosophy and Medicine Volume 99. Springer, 2008.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BICKLEY, L. S. Bates propedêutica médica. 11ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

CRUZ, Jorge. Que Médico Queremos? Uma Abordagem a Partir de Edmund Pellegrino. Coimbra: Almedina, 2012.

DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais.  2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

GOLDMAN, Lee et al. Cecil tratado de medicina interna. 23. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

KANSKI, J. J. Oftalmologia clínica: uma abordagem sistemática. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

KASPER, D. L. et al. Harrison medicina interna. 17. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

LOPES, A. C. Tratado de clínica médica. 2. ed. São Paulo: Roca, 2009.

MACKINNON, Roger A; MICHELS, Robert; BUCKLEY, Peter J. A Entrevista Psiquiátrica na Prática Clínica. 2ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2008.

OAKLEY, Barbara. Aprendendo a Aprender. Como Ter Sucesso em Matemática, Ciências e Qualquer Outra Matéria. São Paulo: Infopress, 2015.

PORTO, C. C. Semiologia médica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.