FILOSOFIA DA MEDICINA E RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE
Data: 25 de
julho a 16 de dezembro de 2017 – Terças-Feiras
Local: Biblioteca
do UNESC e Hospital Maternidade São José
Horário: 18:00 – 21:00
Carga Horária Total: 54 horas
JUSTIFICATIVA
Promover a formação integral do aluno de medicina, abordando
os aspectos humanísticos, técnicos e científicos necessários para um
profissional realmente ativo na sociedade, capaz de criticar positivamente e
agir de forma efetiva.
OBJETIVO
Aprofundar
os conhecimentos nos aspectos humanísticos da medicina e contextualizar na
prática o estudo da Filosofia da Medicina, da Relação Médico-Paciente e do
Raciocínio Clínico.
NÚMERO DE VAGAS
15 alunos do Curso de Medicina do UNESC.
Critério de seleção será baseado nos seguintes
critérios por ordem de importância (os posteriores servirão como desempate para
os anteriores):
- Alunos que tenham obtido mais que 40% de presença
nas Atividades Complementares do “Curso de Bioética” e do “Seminário de
Filosofia Aplicada à Medicina” em 2017-1;
- Coeficiente
de rendimento somado aos seguintes quesitos: Módulos do SEFAM concluídos = 0,2
por cada um; Iniciação Científica = 0,2 por cada uma; Trabalho Publicado em
Revista Indexada – 0,2 cada um;
- Período mais avançado;
- O aluno deverá ser capaz de plena leitura na
língua inglesa.
METODOLOGIA
Práticas no hospital incluindo anamnese
e exame físico com problematização
Aulas expositivas dialogadas
Seminários com participação dos alunos
CRONOGRAMA
25 de julho -
Aula 1 – Modelos de Relação Médico-Paciente e Medicina Centrada na Pessoa –
Biblioteca UNESC
Modelo estatal, modelo
hipocrático, modelo contratualista liberal, modelo utilitarista. Princípios da
Medicina Centrada no Paciente. Apresentação da bibliografia básica. Organização
do Módulo. Ficha de Entrevista Clínica e Exame Clínico com Avaliação Bioética.
Orientação para problematização dos casos. Desenvolvimento do Raciocínio
Clínico Integral. Perfis Psiquiátricos e Psicopatológicos do Paciente. Estágios
do paciente de acordo com Elisabeth Kubler-Ross.
01 de agosto
- Aula 2 – Práticas de Saúde e Atividade Hospitalar (0,5) - HMSJ
Anamnese, Exame Físico, Análise de
Prontuário e Exames Complementares e Entrevista Bioética. Apresentação dos
Casos Clínicos e Problematização.
8 de agosto -
Aula 3 – Tradição Hipocrática da Medicina e Ética Baseada em Virtudes –
Biblioteca UNESC
O Juramento de Hipócrates e a Obra
Hipocrática. Princípios, Virtudes e Valores. Como desenvolver as virtudes. O
papel da ética baseada em Virtudes na Profissão Médica. Autoridade Médica,
Confiabilidade e Virtuosidade. Esferas Morais e Desenvolvimento da
Personalidade.
15 de agosto
- Aula 4 – Práticas de Saúde e Atividade Hospitalar (0,5) - HMSJ
Discussão dos Casos Anteriores.
Anamnese, Exame Físico, Análise de Prontuário e Exames Complementares e
Entrevista Bioética. Apresentação dos Casos Clínicos e Problematização.
29 de agosto
- Aula 5 – Literatura, Cinema, Arte e Medicina – Biblioteca UNESC
Os clássicos da literatura e a
saúde humana. Análise de pinturas e contexto médico. Cinema, Bioética e
Medicina. Narrativas Médicas e Padrões expressivos dos pacientes. Elementos da
Entrevista Psiquiátrica. Fenomenologia e Empatia Clínica.
12 de setembro
- Aula 6 – Práticas de Saúde e Atividade Hospitalar (0,5) - HMSJ
Discussão dos Casos Anteriores.
Anamnese, Exame Físico, Análise de Prontuário e Exames Complementares e
Entrevista Bioética. Apresentação dos Casos Clínicos e Problematização.
19 de setembro
- Aula 7 – Seminários de Filosofia da Medicina – Apresentações – Biblioteca
UNESC
Três apresentações de quarenta
minutos cada uma com vinte minutos para debate e arguição. Cada apresentação
tem o peso de 3 na pontuação final do aluno. Cosmovisões Médicas. Causação
Médica e Realismo. Paciente enquanto Corpo e Pessoa.
26 de
setembro - Aula 8 – Práticas de Saúde e Atividade Hospitalar (0,5) - HMSJ
Discussão dos Casos Anteriores.
Anamnese, Exame Físico, Análise de Prontuário e Exames Complementares e Entrevista
Bioética. Apresentação dos Casos Clínicos e Problematização.
3 de outubro
- Aula 9 – Seminários de Filosofia da Medicina – Apresentações – Biblioteca
UNESC
Três apresentações de quarenta
minutos cada uma com vinte minutos para debate e arguição. Cada apresentação
tem o peso de 3 na pontuação final do aluno. Doença e Mal-Estar, Saúde e
Bem-Estar. Diagnóstico e Terapêutica. Pensamento Médico.
10 de outubro
- Aula 10 – Práticas de Saúde e Atividade Hospitalar (0,5) - HMSJ
Discussão dos Casos Anteriores.
Anamnese, Exame Físico, Análise de Prontuário e Exames Complementares e
Entrevista Bioética. Apresentação dos Casos Clínicos e Problematização.
17 de outubro
- Aula 11 – Seminários de Filosofia da Medicina – Apresentações – Biblioteca
UNESC
Três apresentações de quarenta
minutos cada uma com vinte minutos para debate e arguição. Cada apresentação
tem o peso de 3 na pontuação final do aluno. Juízo Clínico e Tomada de
Decisões. Explicações Médicas. Conhecimento Diagnóstico.
24 de outubro
- Aula 12 – Práticas de Saúde e Atividade Hospitalar (0,5) - HMSJ
Discussão dos Casos Anteriores.
Anamnese, Exame Físico, Análise de Prontuário e Exames Complementares e
Entrevista Bioética. Apresentação dos Casos Clínicos e Problematização.
31 de outubro
- Aula 13 – Seminários de Filosofia da Medicina – Apresentações – Bibliotreca
UNESC
Três apresentações de quarenta
minutos cada uma com vinte minutos para debate e arguição. Cada apresentação
tem o peso de 3 na pontuação final do aluno. Conhecimento Terapêutico. Axiologia
Médica e Valores. Origens da Bioética e Ética Normativa.
7 de novembro
- Aula 14 – Práticas de Saúde e Atividade Hospitalar (0,5) - HMSJ
Discussão dos Casos Anteriores.
Anamnese, Exame Físico, Análise de Prontuário e Exames Complementares e
Entrevista Bioética. Apresentação dos Casos Clínicos e Problematização.
14 de
novembro - Aula 15 – Seminários de Filosofia da Medicina – Apresentações –
Biblioteca UNESC
Três apresentações de quarenta
minutos cada uma com vinte minutos para debate e arguição. Cada apresentação
tem o peso de 3 na pontuação final do aluno. Principialismo e Futuro da
Bioética. Preocupação Emocionalmente Afastada ou Cuidado Empático. Relações
entre Médicos e Pacientes.
21 de
novembro - Aula 16 – Práticas de Saúde e Atividade Hospitalar (0,5) - HMSJ
Discussão dos Casos Anteriores.
Anamnese, Exame Físico, Análise de Prontuário e Exames Complementares e
Entrevista Bioética. Apresentação dos Casos Clínicos e Problematização.
28 de
novembro - Aula 17 – Avaliação Escrita – UNESC – Local a informar
Avaliação discursiva com peso 3 na
nota final.
5 de dezembro
- Aula 18 – Vista de Prova e Encerramento do Módulo – UNESC – Local a informar
Encerramento do Módulo, vista de
prova e confraternização. Discussão sobre projetos de pesquisa e publicação.
Orientação acadêmica personalizada.
12 de
dezembro – Prova de Recuperação
15 de
dezembro – Resultado Final do Projeto de Extensão
CRITÉRIOS DE CERTIFICAÇÃO
A
nota final de cada estudante será a somatória do desempenho nas avaliações
cognitivas teóricas e práticas, de acordo com a seguinte escala:
ATIVIDADE
|
PESO
|
AVALIAÇÃO
TEÓRICA
|
3
|
SEMINÁRIOS
DE APRESENTAÇÃO
|
3
|
PRÁTICAS
DE SAÚDE E ATIVIDADE HOSPITALAR
|
4
|
Os
alunos que não obtiverem a média mínima de 6,0 não serão aprovados, devendo
fazer a Prova de Recuperação. Todos deverão participar de mais de 75% das
atividades de forma geral, caso contrário não obterão certificação.
Prova de Recuperação: Para
os alunos que não obtiveram Média Final 6,0 ou maior, a Prova de Recuperação
deverá ser realizada. O Resultado Final será a soma da Média Final e da Prova
de Recuperação dividida por 2. Caso o aluno não obtenha a média mínima de 6,0
no Resultado Final ele estará reprovado e não receberá nenhuma certificação.
Resultado Final = (Média Final + Prova de
Recuperação) / 2
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANGOTTI NETO, Hélio. A Tradição da Medicina. Brasília, DF: Editora Monergismo, 2016.
MARCUM,
James A. An Introductory Philosophy of
Medicine. Humanizing Modern Medicine. Philosophy and Medicine Volume 99. Springer,
2008.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
BICKLEY, L. S.
Bates propedêutica médica. 11ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
CRUZ, Jorge. Que
Médico Queremos? Uma Abordagem a Partir de Edmund Pellegrino. Coimbra:
Almedina, 2012.
DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
GOLDMAN,
Lee et al. Cecil tratado de medicina
interna. 23. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
KANSKI, J. J. Oftalmologia
clínica: uma abordagem sistemática. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
KASPER,
D. L. et al. Harrison medicina
interna. 17. ed. Rio de
Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
LOPES, A. C. Tratado de clínica médica. 2.
ed. São Paulo: Roca, 2009.
MACKINNON, Roger A; MICHELS, Robert; BUCKLEY, Peter
J. A Entrevista Psiquiátrica na Prática
Clínica. 2ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2008.
OAKLEY, Barbara. Aprendendo a Aprender. Como Ter Sucesso em Matemática, Ciências e
Qualquer Outra Matéria. São Paulo: Infopress, 2015.
PORTO, C. C. Semiologia
médica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.