HUMANIDADES MÉDICAS, BIOÉTICA E ÉTICA MÉDICA
OFICINA INÉDITA NO CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA - 12 de outubro de 2017 - Porto Alegre
O objetivo desta oficina é apresentar opções de
formação humanística ao aluno de medicina e oferecer cenários atrativos
para o docente.
É de suma importância o preparo humanístico dos
médicos sem vulgarizar o preparo científico e sem menosprezar a complexidade
real da área de humanas. Como inserir o ensino de Humanidades Médicas no
curso médico? Como desenvolver projetos adequados? Qual conteúdo
abordar?
Tais questionamentos serão levantados e alguns
exemplos serão demonstrados.
Um exemplo prático é a Tríplice Aproximação às
Humanidades Médicas desenvolvida no UNESC por meio do Seminário de
Filosofia Aplicada à Medicina, da Metodologia Ativa de Aprendizagem Baseada em
Problemas e da Liga Acadêmica de Humanidades Médicas, no contexto de
assistência, educação e pesquisa promovendo a aprendizagem das humanidades em
todas as suas formas discursivas.
Durante a oficina, serão discutidos também
importantes temas da área de Humanidades Médicas, Bioética, Ética Médica e
Filosofia da Medicina.
Assuntos abordados:
- O Desafio da Aprendizagem das Humanidades Médicas:
contextos
8:00 – 8:30 Recepção e Dinâmica de Apresentação
do Grupo – Criação de Lista de Contatos para Grupo de Trabalho para a
Promoção da Formação Docente e Discente em Humanidades Médicas.
8:30 – 9:00 Apresentação de Conceitos Básicos –
Humanidades Médicas, Bioética, Ética Médica, Filosofia da Medicina, Formação
Humanística.
9:00 – 9:30 Dinâmica de Grupo – Como
acontecem as Humanidades Médicas em sua escola – Perspectiva do professor e do
aluno.
- Ensino, Pesquisa e Extensão em Humanidades Médicas
e Bioética
9:30 – 10:00 A Tríplice Aproximação às Humanidades
Médicas – Como é feito no UNESC. Currículo de Aprendizagem Ativa, SEFAM e Liga.
10:00 – 10:30 – Atividades de Extensão, Pesquisa e
Ensino da Liga Acadêmica – Apresentação do Discente Victor Hugo de Castro e
Silva.
10:30 – 11:00 – Dinâmica de Grupo – Quais os
resultados obtidos em cada escola?
11:00 – 12:00 – Discussão – Onde queremos
chegar e como queremos chegar? Estabelecendo metas em conjunto.
Almoço
- Os Quatro Discursos Aristotélicos na Medicina.
Retórica, Argumentação e Erística
14:00 – 14:30 – Os Quatro Discursos Aristotélicos
como fundamentação implícita no ensino de Humanidades Médicas
14:30 – 15:00 – Dinâmica - Onde praticamos os
Discursos em minha escola?
- Literatura, Cinema, Artes e Medicina
15:00 – 15:30 – A Formação do Imaginário e o CINE
Saber. Substratos para a reflexão discente e docente e formatos.
15:30 – 16:30 – Dinâmica de Grupo – Quais
livros e filmes foram mais preciosos na sua formação médica e docente? Elaboração de lista de filmes e livros de grande importância para a formação médica.
- Fundações culturais da Medicina
16:30 – 17:00 – Unindo Passado, Presente e Futuro.
Qual a identidade do médico? Quais os modelos médicos que se apresentam à
sociedade?
- A Relação Médico-Paciente na obra de Edmund
Pellegrino
17:00
– 17:30 – Filosofia da Medicina e Relação Médico-Paciente na obra de Edmud
Pellegrino e Alfonso López-Quintás. Descobrindo Valores e Trabalhando Virtudes.
17:30
– 18:00 Discussão e Encerramento.
Projetos para o futuro das Humanidades Médicas no Brasil?