sábado, 7 de outubro de 2017

HUMANIDADES MÉDICAS, BIOÉTICA E ÉTICA MÉDICA

HUMANIDADES MÉDICAS, BIOÉTICA E ÉTICA MÉDICA

OFICINA INÉDITA NO CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA - 12 de outubro de 2017 - Porto Alegre

O objetivo desta oficina é apresentar opções de formação humanística ao aluno de medicina e oferecer cenários atrativos para o docente.

É de suma importância o preparo humanístico dos médicos sem vulgarizar o preparo científico e sem menosprezar a complexidade real da área de humanas. Como inserir o ensino de Humanidades Médicas no curso médico? Como desenvolver projetos adequados? Qual conteúdo abordar?

Tais questionamentos serão levantados e alguns exemplos serão demonstrados.



Um exemplo prático é a Tríplice Aproximação às Humanidades Médicas desenvolvida no UNESC por meio do Seminário de Filosofia Aplicada à Medicina, da Metodologia Ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas e da Liga Acadêmica de Humanidades Médicas, no contexto de assistência, educação e pesquisa promovendo a aprendizagem das humanidades em todas as suas formas discursivas.

Durante a oficina, serão discutidos também importantes temas da área de Humanidades Médicas, Bioética, Ética Médica e Filosofia da Medicina.

Assuntos abordados:

- O Desafio da Aprendizagem das Humanidades Médicas: contextos

8:00 – 8:30 Recepção e Dinâmica de Apresentação do Grupo – Criação de Lista de Contatos para Grupo de Trabalho para a Promoção da Formação Docente e Discente em Humanidades Médicas.

8:30 – 9:00 Apresentação de Conceitos Básicos – Humanidades Médicas, Bioética, Ética Médica, Filosofia da Medicina, Formação Humanística.

9:00 – 9:30 Dinâmica de Grupo – Como acontecem as Humanidades Médicas em sua escola – Perspectiva do professor e do aluno.

- Ensino, Pesquisa e Extensão em Humanidades Médicas e Bioética

9:30 – 10:00 A Tríplice Aproximação às Humanidades Médicas – Como é feito no UNESC. Currículo de Aprendizagem Ativa, SEFAM e Liga.



10:00 – 10:30 – Atividades de Extensão, Pesquisa e Ensino da Liga Acadêmica – Apresentação do Discente Victor Hugo de Castro e Silva.



10:30 – 11:00 – Dinâmica de Grupo – Quais os resultados obtidos em cada escola?

11:00 – 12:00 – Discussão – Onde queremos chegar e como queremos chegar? Estabelecendo metas em conjunto.

Almoço

- Os Quatro Discursos Aristotélicos na Medicina. Retórica, Argumentação e Erística

14:00 – 14:30 – Os Quatro Discursos Aristotélicos como fundamentação implícita no ensino de Humanidades Médicas

14:30 – 15:00 – Dinâmica - Onde praticamos os Discursos em minha escola?

- Literatura, Cinema, Artes e Medicina

15:00 – 15:30 – A Formação do Imaginário e o CINE Saber. Substratos para a reflexão discente e docente e formatos.


15:30 – 16:30 – Dinâmica de Grupo – Quais livros e filmes foram mais preciosos na sua formação médica e docente? Elaboração de lista de filmes e livros de grande importância para a formação médica.


- Fundações culturais da Medicina

16:30 – 17:00 – Unindo Passado, Presente e Futuro. Qual a identidade do médico? Quais os modelos médicos que se apresentam à sociedade?



- A Relação Médico-Paciente na obra de Edmund Pellegrino

17:00 – 17:30 – Filosofia da Medicina e Relação Médico-Paciente na obra de Edmud Pellegrino e Alfonso López-Quintás. Descobrindo Valores e Trabalhando Virtudes.



17:30 – 18:00 Discussão e Encerramento. Projetos para o futuro das Humanidades Médicas no Brasil?