quinta-feira, 7 de março de 2019

PERGUNTA E RESPOSTA - DICAS PARA O ESTUDO DA FILOSOFIA CLÁSSICA

Poderia me indicar algum livro para iniciação em filosofia greco-romana (basicamente Sócrates, Platão e Aristóteles), que não seja da Marilena Chauí e afins?


Recomendo começar pelo Apologia de Sócrates, na tradução de Carlos Alberto da Costa Nunes pela Editora da Universidade Federal do Pará. Seria uma amostra inicial da filosofia de Sócrates e Platão.

Daí, poderia prosseguir com a leitura dos seguintes livros introdutórios sobre Aristóteles:

-Aristóteles para Todos: Uma Introdução Simples para um Pensamento Complexo, de Mortimer Adler;

-Aristóteles em Nova Perspectiva: Introdução à Teoria dos Quatro Discursos, de Olavo de Carvalho.

Sobre a origem da filosofia, recomendaria assistir e ler os primeiros episódios da série do Olavo de Carvalho: História Essencial da Filosofia:

-O Projeto Socrático– Aula 02;

-Sócrates e Platão– Aula 03;

-Aristóteles– Aula 04.

Depois disso, eu voltaria para os originais:

-Fédon, de Platão;

-A República, de Platão;

-Mênon, de Platão;

-Retórica, de Aristóteles;

-Política, de Aristóteles.

Por fim, eu releria Apologia de Sócrates.

Depois disso, o ideal seria prosseguir com os originais até completar toda a obra de Platão e de Aristóteles enquanto se lê algumas obras que ajudarão a montar o contexto da Grécia Antiga e o atual contexto das obras de Platão e Aristóteles, tais como Paidéia, de Werner Jaeger,Plato, de Paul Friedlander e os livros de História da Filosofia do Giovanni Reale e Frederick Copleston. Para aprofundar ainda mais, não há como escapar da leitura de clássicos da Grécia Antiga, e daí deve-se ler Homero e Sófocles enquanto se lê o primeiro volume deHistória da Literatura Ocidentaldo Otto Maria Carpeaux.

Seguir por esse caminho me ajudou muito. Recebi tesouros culturais que me servem até mesmo para a vida pessoal, para a prática da medicina e para todas as minhas atividades intelectuais.