terça-feira, 18 de outubro de 2016

A POLÍTICA TRANSFORMADA EM RELIGIÃO

Nossa civilização, em termos de política, foi definida por uma simples frase capaz de desmontar um Império e fazer renascer uma nova visão de mundo: a César o que é de César; a Deus o que é de Deus.
A política perdia seu caráter divino e passava a tratar da organização das coisas mais mundanas, ficando o espírito livre para buscar no transcendente a orientação moral que poderia preencher o vazio no coração.

Hoje, observa-se o movimento contrário!


A Política aos poucos retoma o aspecto totalitário de um passado quase esquecido e ambiciona tornar-se o supremo juiz de toda a humanidade. O Estado tem suas procissões, seus hinos, seus ditames e seu politicamente correto, essa máquina de supressão da inteligência e da liberdade humana.

A secularização progressiva inevitavelmente empurra a todos para tal estado de coisas, no qual o projeto socrático de filosofia é destruído para que todos se submetam à lei da maioria, imanentizada. No projeto socrático a verdade encontra-se aninhada no âmago do indivíduo, em seu próprio coração, onde tem acesso às Leis ali gravadas capazes de trazer ordem à sociedade. Esse projeto foi universalizado por Cristo em um sentido ainda muito mais intenso, esse projeto encontra-se acossado.

O livro de Nelson Lehmann da Silva, A Religião Civil do Estado Moderno, lançado pela VIDE Editorial, trata justamente disso. Uma leitura concisa, erudita, agradável e extremamente necessária para estes nossos dias nos quais corações são lançados ao sangrento altar do deus Estado.