sábado, 21 de janeiro de 2017

ESFERA ÉTICA DE ATUAÇÃO - 4º PRINCÍPIO DO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA

Princípio IV. Esfera ética de atuação




IV - Ao médico cabe zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da Medicina, bem como pelo prestígio e bom conceito da profissão.

Novamente se evoca a idéia de honra profissional com um apelo ao prestígio e ao bom conceito da profissão. A ênfase neste princípio é o trabalho ético.

O ser humano, conforme Aristóteles, possui três dimensões. Há o que se denominava ciência ou esfera do conhecimento. Caracteriza-se pela inteligibilidade das causas e consequências, das explicações dos fenômenos observados na natureza e, na época moderna, das hipóteses e resultados do método experimental científico.

A segunda esfera é a da técnica ou, como hoje costuma ser denominada, a da habilidade. É a dimensão que requer do profissional a destreza e a prática necessária para realizar um bom exame físico ou um bom procedimento cirúrgico. O médico que realizar procedimentos manuais necessita muitas vezes de reflexos rápidos e bem desenvolvidos, além de alta precisão.

A terceira, que dá sentido às demais, é a esfera ética, antigamente denominada prática e, hoje, chamada nos currículos de atitude. É saber o que fazer, em prol do que fazer e em que momento fazer.


A ciência nos explica a razão do fazer. A técnica nos mostra como fazer. Mas nossa bússola é o sentimento moral guiado pela Ética Profissional. Desde os primórdios hipocráticos, o médico nunca se furtou a discutir e estudar as raízes morais de seu ofício.